Descrição do CNOD



O Cadastro Nacional de Ocorrências com Documentos (CNOD) é uma ferramenta totalmente gratuita, administrada pelo IBRACAF (Instituto Brasileiro de Combate à Fraudes), à qual participam e podem participar outras empresas e entidades. O CNOD tem um dúplice intuito.

Por um lado ajudar as vítimas de roubo, extravio, uso indevido ou clonagem de documentos a evitar ulteriores perdas, transtornos e prejuízos, fornecendo um meio simples e eficaz para informar o mercado sobre a ocorrência e a possibilidade de uso fraudulento dos próprios documentos.

Por outro lado ajudar os operadores econômicos de todos os setores (comércio, bancos, financeiras, operadoras de telefone, imobiliárias, cartórios etc...) a evitar prejuízos e operações indevidas realizadas por estelionatários através de documentos falsos, extraviados ou clonados.

A ferramenta é composta por duas funções básicas:

1) Uma função de Cadastro de Ocorrências com documentos, onde as vítimas podem registrar ocorrências de roubo, perda, extravio, uso indevido e clonagem dos principais documentos pessoais (RG, CPF e CNH). Os operadores econômicos também podem cadastrar ocorrências envolvendo documentos comprovadamente clonados, falsificados ou extraviados, com os quais tenham se deparado em suas operações.

2) Uma função de Consulta de Ocorrências que, quando usada de forma sistemática por parte dos operadores econômicos, pode alertar preventivamente sobre situações suspeitas e facilitar a identificação precoce de fraudes com documentos.

O IBRACAF tem permanente compromisso em garantir que ambas as funções acima são e continuarão a ser totalmente gratuitas e de uso livre, sendo que o objetivo é a maior e mais fácil divulgação do uso das mesmas, de forma a aumentar sua eficiência.

Conheça também a Política do CNOD no que diz respeito à privacidade e uso das informações.